Coordenador : André Antunes Martins
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391226.2206.77633.16102023
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Profissionais da educação básica (professores, gestores escolares, pedagogos, supervisores, orientadores, coordenadores educacionais, técnico-administrativos, merendeiras etc.), representantes do Conselho Escola-Comunidade (CEC), pais com filhos regularmente matriculados na rede e representantes de entidades comunitárias, profissionais que atuam na rede de apoio à infância e adolescência (CT, CRAS, CMDCA, PSF, entre outros).
Local de atuação: Escolas estaduais e municipais da rede pública de ensino.
Objetivo
Estudar as políticas públicas educacionais, as formas de organização e gestão a partir da reforma de Estado dos anos 1990. Debater os processos de participação, deliberação, execução e avaliação da/na gestão democrática, dos/nos conselhos escolares e da/na elaboração dos projetos pedagógicos, bem como os desdobramentos nas relações comunicativas (processos de comunicação) na escola entre profissionais, estudantes e comunidade; Compreender e analisar os papéis dos diversos profissionais da educação (professor, pedagogo e/ou especialista, gestor e demais profissionais) na dinâmica escolar de uma gestão democrática; Evidenciar as dificuldades/facilidades no chão da escola para um trabalho escolar de qualidade social, a partir de leituras e interpretações das políticas educacionais.
Resumo
O compromisso é contribuir com a promoção e o fortalecimento de saberes, práticas e sociabilidades que organizem o trabalho na escola em defesa da educação pública, gratuita e laica, que possam compor teias de resistências para superação do paradigma econômico de sociabilidade vigente, da crise social e da educação, que favorecem a emergência e potencializem experiências ético-políticas de educação e de formação humana. Esta proposta desdobra-se em diferentes ações interligadas, em torno da organização do trabalho educativo, como atividades de formação continuada: por meio do compartilhamento de experiências locais, regionais, nacionais e internacionais com a comunidade escolar/educacional; do debate das políticas públicas, sobretudo às que dizem respeito à infância e adolescência; e do estudo e problematização dos textos da literatura corrente. Tomamos a roda de conversa transversal como uma abordagem privilegiada em nossas incursões, articulando, constantemente, os elementos potentes das resistências cotidianas com as reflexões conceituais. Com os anos de 2020 e 2021 e o desafio imposto pela pandemia do coronavírus, os encontros passaram ao formato remoto, por meio da plataforma google meet. Os debates afirmam seu compromisso com a reflexão sobre as práticas, a publicização dos estudos e a contribuição para as políticas públicas educativas, pensadas a partir do trabalho do pedagogo, como docente e articulador do processo pedagógico, dentro e fora da sala de aula e, ainda, em espaços educacionais não-escolares. Portanto, no âmbito da extensão universitária, uma atuação direta com interlocutores da comunidade escolar, constituindo teias de resistências significantes para os envolvidos no processo de produção pedagógica.